Qual o segredo para um atendimento ao cliente de excelência?

Postado em 13 set 2024

Se você é empresário, provavelmente já escutou a frase: “o cliente tem sempre razão”. Concordando ou não com a situação, todo bom empreendedor precisa saber lidar com seus consumidores, sempre com respeito, paciência e educação. Mas qual o segredo para um atendimento ao cliente de excelência?

Em 15 de setembro celebramos o Dia do Cliente e acreditamos que uma boa forma de comemorar a data é lhe ajudando  a desenvolver sua comunicação com seu público. Confira, portanto, dicas essenciais para que seus clientes fiquem satisfeitos e, consequentemente, comprem mais de você e contem mais às pessoas sobre você.

  • Trate seus clientes bem: dê as boas-vindas, dedique atenção exclusiva enquanto estiver na presença dele e mostre se importar com sua história. Lembre-se que, dentre tantas opções, ele escolheu você e a sua marca.
  • Cuide do excesso de atenção: a dica acima também precisa de limites. Depois da recepção, deixe o cliente à vontade e jamais demonstre desconfiar dele. Às vezes o consumidor precisa de tempo para analisar, comparar e até mesmo sonhar (se imaginar) com aquele produto ou serviço.
  • Respeite sempre: tenha cuidado com as palavras que você utiliza para se dirigir a ele. Evite usar verbos no sentido imperativo (que indica ordem, imposição).
  • Seja honesto: diga a verdade sempre e seja transparente. Não tenha medo de assumir suas falhas e deixe claro que sua empresa tem credibilidade por estar em constante busca de melhoria.
  • Responda rápido: caso você consiga ajudá-lo realmente, vale a pena tentar resolver o problema do consumidor o mais rápido possível. Caso contrário, explique o motivo de não ser possível e, se for viável, dê um prazo para o seu retorno. Nunca o deixe sem resposta.
  • Tenha um bom atendimento online: não basta apenas receber e responder bem os clientes pessoalmente. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é ainda mais importante nas redes sociais, afinal, se o cliente for ignorado online, talvez decida por nem ter a experiência de ir pessoalmente ao seu estabelecimento. 

Com essas dicas, você melhora seu relacionamento com os clientes, aumenta suas vendas e ainda gera conexão. E é a partir desse sentimento de pertencimento que seus consumidores ficarão à vontade para compartilhar sua marca, indicar seu serviço e até mesmo divulgar voluntariamente o seu produto para seus amigos e redes de contato – incluindo aos seguidores das redes sociais. 

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