Manifesto Ágil: uma solução para processos mais ágeis nas empresas
Postado em 7 nov 2024
Se você já sofreu com prazos exorbitantes, excesso de documentação e baixa flexibilidade, vai se interessar pelo Manifesto Ágil. Mas antes de nos aprofundarmos mais nesta metodologia transformadora, vale a pena conhecer porque ela surgiu.
Com o início da popularização da computação dentro das empresas no final da década de 1990, começou-se a observar que muitos projetos de softwares sofriam com prazos exorbitantes, excesso de documentação e baixa flexibilidade. Esse combo de empecilhos, transformava ideias incríveis em trabalhos morosos, tanto para as empresas, quanto aos clientes.
Para resolver isso, 17 desenvolvedores se reuniram nos EUA em 2001 para discutir formas de tornar o desenvolvimento mais adaptável e eficiente, levando em conta as crescentes demandas do mercado. Desta pesquisa, nasceu o Manifesto Ágil, uma metodologia simples que mudaria o dia a dia de muitas empresas.
Criado ainda em 2001, o Manifesto Ágil é um conjunto de princípios e valores que guia o desenvolvimento de projetos de forma mais flexível, colaborativa e adaptável. Conhecido como metodologias “cascata” ou “waterfall”, é dividida em 4 valores e utilizada no mundo todo. Vamos conhecer cada uma delas:
Primeiro valor – Indivíduos e Interações acima de Processos e Ferramentas.
Após identificar que as equipes estavam rígidas e que processos inflexíveis levavam a resultados menos satisfatórios, o método ágil trouxe uma mudança: o sucesso das interações humanas, da troca de ideias e do trabalho em equipe permite uma resposta mais rápida aos problemas, ou seja, processos e ferramentas são importantes, mas devem ser simples e úteis.
Segundo valor – Software funcionando acima de documentação extensa.
Antes do ágil, muita documentação acabava atrasando o desenvolvimento. O Maior indicador de que a equipe realmente construiu algo é quando todo o processo está em pleno funcionamento. O Manifesto valorizou a entrega rápida e funcional e esse novo ritmo permitiu que os clientes vissem o resultado mais cedo e às equipes fazerem melhorias contínuas, economizando tempo e recursos.
Terceiro valor – Colaborações com os clientes valem mais que negócios.
Seguir o fluxo do cliente. Esse foi o entendimento em meio a pensamentos que levavam em conta o lucro e não a experiência do usuário. Aqui a colaboração mútua modificou sistemas para que houvesse uma troca de informações e de necessidades ainda mais ágil. Esse processo do marco também unificou o objetivo entre gestores e equipe, tornando as tomadas de decisões muito mais democráticas, entregando processos mais ágeis, fluidos, focados e mais próximos da realidade.
Quarto valor – Responder às mudanças e não aos planos
Seguir um plano à risca nem sempre é o melhor caminho. As mudanças que podem acontecer durante um projeto são muito mais importantes que concluí-lo. Todos os nuances servem como termômetro para, que no final, o planejado não saia caro, principalmente se essas medidas vieram de respostas dos clientes.
Criado para responder às necessidades do setor de tecnologia, o Manifesto Ágil tornou-se uma metodologia amplamente eficaz na gestão de projetos em diversos setores do mercado. Com uma estrutura que promove processos mais humanizados e colaborativos, oferece ao cliente a voz ativa, agindo positivamente no tempo de entrega. Inclusive ele surgiu, também, por conta do Kanban – nós até já falamos sobre ele em nossas redes sociais – para melhorar ainda mais a usabilidade da ferramenta.
Em suma, o modelo ágil não elevou somente a qualidade dos produtos e serviços, mas trouxe vantagens quando implementado no desenvolvimento dos colaboradores. Presentes em softwares, áreas de RH, planejamento e muitos outros, as metodologias do Manifesto Ágil aceleraram processos e aproximam pessoas, equipes e clientes.
Na CAS nossos processos são humanizados e cada passo é dado levando em conta as necessidades de cada cliente. É um serviço personalizado que caminha lado a lado para cumprir os objetivos específicos de cada empreendimento. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato clicando aqui!
Leia também: Qual o segredo para um atendimento ao cliente de excelência?